quarta-feira, 10 de abril de 2024

TEM INÍCIO NESTA QUARTA-FEIRA EM APARECIDA A 61ª ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB


Santa Missa no Santuário Nacional - arquivo
IGREJA
Tem início nesta quarta-feira em Aparecida a 61ª Assembleia Geral da CNBB
Começa neste dia 10 de abril a 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil que se realiza até o dia 19 de abril no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida no Santuário Nacional de Aparecida (SP). Hoje o retiro conduzido pelo cardeal Parolin.

Silvonei José – Vatican News – Aparecida

O tema central desta 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil, com a presença de mais de 400 bispos, é “a realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora. Três os temas prioritários: Sínodo dos Bispos 2021-2024; Jubileu 2025; e Juventude. Também serão tratados assuntos em razão da previsão estatutária da Conferência (Doutrina da Fé, Liturgia, Relatório do anual da presidência, relatório econômico, Textos Litúrgicos – CETEL).

Este ano, durante a reflexão sobre o tema central, os bispos do Brasil viverão a experiência do processo do Sínodo sobre a Sinodalidade conhecida como “conversação espiritual”, a dinâmica também é denominada “diálogo no Espírito”, com a organização das mesas sinodais.

Outros 18 temas e informes diversos constam da programação da assembleia dos bispos: Análise de Conjuntura Social e Eclesial, Gestão, Inteligência Artificial, Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho, Comissão Comunhão e Partilha, Colégio Pio Brasileiro, Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e o projeto Igrejas Irmãs, Ministérios Laicais, Estatuto e Regimento da CNBB, Comissão para a Causa dos Santos, Comissão Especial para a Amazônia, Congresso Missionário Nacional, Acordo Brasil-Santa Sé, COP 30, Comissão Especial para os Bispos Eméritos, Eleições Municipais, Campanhas e Organismos do Povo de Deus.

O bispo de Dori em Burquina Faso, dom Laurent Dabiré, dará testemunho sobre a realidade da Igreja em seu país.

A Assembleia emitirá ainda quatro mensagens: ao Papa, ao prefeito do Dicastério para os Bispos, ao povo brasileiro e ao povo católico.
Celebrações e retiro

Todos os dias, no Santuário Nacional, às 7hh30, os bispos participarão das celebrações eucarísticas da 61ª AG CNBB. Haverá também uma celebração penitencial no dia 11 de abril.

Diferente das edições anteriores, o retiro dos bispos terá inicio na tarde desta quarta-feira, após a abertura oficial dos trabalhos. O retiro que este ano é conduzido pelo secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin se conclui na tarde desta quinta-feira.

No sábado, dia 13, às 18h, os bispos rezam o terço no Santuário. Haverá também uma celebração penitencial no dia 11 de abril e uma inter-religiosa no dia 17.

O encontro do episcopado brasileiro além do tema central terá temas referentes à evangelização no Brasil e à vida da CNBB, uma das três maiores conferências episcopais do mundo. O número de bispos no país é de 482, dos quais 316 estão no exercício do governo pastoral de uma Igreja Particular (dioceses e arquidioceses) e outros 166 são bispos eméritos.
Plataforma de informações

De acordo com o assessor de comunicação da CNBB, padre Arnaldo Rodrigues, a equipe da Assessoria de Comunicação, em vista das assembleias gerais da CNBB, prepara todos os anos um hot site para este evento.

“O hot site da Assembleia é uma plataforma centralizada para fornecer informações e conteúdos sobre o evento, especialmente útil para a imprensa. Ele oferece diversos formatos de conteúdo – matérias, entrevistas, vídeos e conteúdos e spots para rádios, tvs e redes sociais. O conteúdo será atualizado regularmente com informações relevantes durante o período da assembleia”, disse.

Padre Arnaldo reforça que este serviço, tanto para a imprensa quanto para os demais interessados na dinâmica da Conferência dos Bispos do Brasil, buscará traduzir e incentivar também, por meio da comunicação, à vivência em toda Igreja no Brasil de uma experiência Sinodal. “Acompanhe a assembleia conosco e reze por este encontro tão importante e especial”, convida o assessor de Comunicação da CNBB.

Portanto, de 10 a 19 de abril, a equipe estará em Aparecida com a colaboração de profissionais dos regionais, assessores e a coordenação nacional da Pascom.

Padre Arnaldo Rodrigues, destacou ainda a importância de oferecer os diferentes produtos para o povo católico brasileiro:

A Assembleia Geral é o órgão máximo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Ela representa, sobretudo, o grande momento de comunhão do episcopado, além de ser o ponto de referência que oferece a toda a Igreja no Brasil, reflexões e indicações pastorais pertinentes à evangelização. É nesse cenário que queremos reunir toda a Igreja no Brasil em oração e unidade com o episcopado. A nossa produção de conteúdo terá essa proposta.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui
Leia Mais ››

DIA DE ORAÇÃO PELA 61ª ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB


Nesta quarta-feira (10/04) somos convidados a rezar por todos os Bispos do Brasil e de modo especial pelo nosso bispo diocesano Dom Evaldo Carvalho dos Santos,CM em razão da 61ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que será realizada de 10 a 19 de Abril em Aparecida-SP.

*#EuRezoPelaAssembleiaDosBispos*
*#DioceseDeViana*
*#CNBB*
Fonte: Pascom da Diocese de Viana-MA
Leia Mais ››

segunda-feira, 8 de abril de 2024

DOUTRINA DA FÉ, EM 8 DE ABRIL UM DOCUMENTO SOBRE A DIGNIDADE HUMANA


Sede do Dicastério para a Doutrina da Fé (Vatican Media)
VATICANO
A declaração "Dignitas infinita" será publicada na próxima segunda-feira e apresentada no mesmo dia na Sala de Imprensa vaticana pelo cardeal Fernández, prefeito do Dicastério, pelo secretário monsenhor Armando Matteo e pela professora Paola Scarcella

Vatican News

"Dignitas infinita", este é o título da declaração sobre o tema da dignidade humana elaborada pelo Dicastério para a Doutrina da Fé, que será publicada em 8 de abril.

O documento será apresentado no mesmo dia, às 12 horas (7h no horário de Brasília), em uma conferência na Sala de Imprensa da Santa Sé, pelo cardeal prefeito Víctor Manuel Fernández, por monsenhor Armando Matteo, secretário da Seção Doutrinal do Dicastério, e pela professora Paola Scarcella, docente da Universidade Tor Vergata e da Universidade Lumsa de Roma, responsável pela Catequese para pessoas com deficiência da Comunidade de Santo Egídio.

A coletiva de imprensa será transmitida ao vivo no idioma original no canal do Youtube de Vatican News, conectando-se ao site. Será possível acessar os canais de tradução simultânea e ouvir a coletiva de imprensa em italiano, inglês e espanhol.

Desde novembro de 2023, o Dicastério para a Doutrina da Fé, conduzido pelo cardeal Fernández, difundiu vários documentos em resposta a perguntas de bispos ou cardeais sobre várias questões: a possibilidade de pessoas transexuais receberem o Batismo, bem como as crianças de casais homossexuais, mesmo que tenham nascido de um útero de aluguel; a proibição de os católicos se filiarem à Maçonaria; a colocação das cinzas dos mortos; o incentivo às mães solo para que tenham acesso aos Sacramentos. Em 18 de dezembro, o mesmo Dicastério publicou o documento doutrinário Fiducia supplicans, que abre a possibilidade de abençoar casais "irregulares", mas fora de qualquer ritualização e imitação do matrimônio.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui 

Vatican News 
Leia Mais ››

domingo, 7 de abril de 2024

PRIMEIRA MISSA DA RESSURREIÇÃO NA IGREJA MATRIZ SANTA RITA DE CÁSSIA EM BURITICUPU


Na manhã deste Domingo de Páscoa (31.03), celebramos com alegria e fervor a Missa da Ressurreição, anunciando a vitória de Cristo sobre a morte e o triunfo da vida.

Que a luz da ressurreição ilumine nossos caminhos e nos inspire a viver segundo os ensinamentos do Senhor.

Após a missa, tivemos uma motocarreata, precedida da bênção dos veículos, celebrando a vida nova que Cristo nos oferece.

Feliz Páscoa a todos!



























Pascom Paroquial 
Leia Mais ››

sexta-feira, 5 de abril de 2024

SÁBADO SANTO NA PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA EM BURITICUPU


Na noite deste Sábado Santo (30), a comunidade se reuniu para celebrar a Missa da Vigília Pascal com muita solenidade e fervor, marcando a espera jubilosa pela ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo.

Foi um momento de profunda reflexão e renovação da nossa fé, onde revivemos a esperança da ressurreição e a vitória da vida sobre a morte. Uma noite única de comunhão e alegria, celebrando juntos a luz que é Cristo ressuscitado.

Agradecemos a presença de todos que se uniram a nós nessa noite de bênçãos e renovação. Que a luz de Cristo continue a iluminar nossos corações e a nos guiar no caminho da fé e do amor.




































Pascom Paroquial 

Leia Mais ››